“August Graf von Platern-Hallermund”

1-  ADVOCACIA JOVI BARBOZA   Esta página é dedicada ao ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, que se constitui na atividade principal. Com escritórios em Maringá e em São Paulo, esta atividade é desenvolvida desde o ano de 1999, quando, após o término do Estágio realizado junto ao Escritório Experimental Dr. Paulo Sergio Leites Fernandes, mantido pela OAB-SP Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de São Paulo, foi montada a primeira versão do Escritório de Advocacia, na Praça João Mendes, no Centro da Capital Paulistana. De lá para cá, muita coisa já conteceu, centenas de clientes, tanto em São Paulo, como em Maringá, já foram contemplados pelo nosso trabalho, que vai desde ações simples, como Alimentos ou Divórcio Consensual até os mais complexos trabalhos, como Habeas Corpus perante o Superior Tribunal de Justiça, ações de usucapião, falências e recuperação de empresas e outras A atuação tem se encaminhado em diversos campos do Direito, tais como Direito Civil, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Família, Eleitoral, Criminal (exceções), Marcário e Patentário e, agora, Direito Arbitral, através da atuação perante à Pro-Jus Câmara Arbitral.

2-  PORTAL GOOGLE DO ESCRITÓRIO   Não se trata de um “site”, mas, sim de um PERFIL do Escritório de Advocacia, através do qual, alimentamos nossa clientela e amigos com diversos assuntos importantes, que nos comprometemos atualizar semanalmente, Entre os assuntos, o Direito do Consumidor e o Código de Processo Civil são prioridades. O primeiro porque a maioria da clientela sente-se privilegiada porque a maioria das pessoas experimentam algum problema envolvendo a relação jurídicade consumo. O segundo porque, além de ser um assunto muito em voga atualmente, com a entrada em vigor do Novo Código, em 17 de março de 2016, a discussão fará com que mais facilmente se entenda as mudanças trazidas e, também, poderá proporcionar um incremento da capacidade e habilidade de aplicação do novo instrumento jurídico. 

3-  BLOG NO WORDPRESS        Trata-se de um BLOG,que procuraremos atualizar semanalmente, reservado à discussão de diversos assuntos, através da escrita e exposição de imagens. Não será um noticiário, mas, poderá, eventualmente, abordar alguma notícia que esteja na “crista da onda”, como as questões que envolvem a política brasileira, especialmente no tocante aos escândalos como os decorrentes da “OPERAÇÃO LAVA JATO” e outros.   

4-  RECANTO DAS LETRAS        O site Recanto das Letras congrega diversos autores de diversos estilos, como poesias, livros, músicas, crônicas e outros. Este espaço contém grande parte do material didático de nossa criação, além das músicas gravadas nos 2 CDs e, também, as letras das músicas. Além de facilitar o “download” do material didático, entendemos que o “site” deve ser divulgado porque outras pessoas podem se interessar e fazer o mesmo, isto é, criar o seu “recanto” e publicar seus trabalhos da mesma forma.

 5-  CURRICULUM LATTES          A Plataforma Lattes é mantida pelo CNPQ-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Essa plataforma permite que os profissionais da educação principalmente mantenham seus currículos de uma forma organizada segundo os critérios e padrões da plataforma. Qualquer entidade interessada em conhecer um determinado profissional pode acessar a Lattes e verificar o currículo ou mesmo “baixar” e até imprimir diretamente da plataforma, de maneira que se constata a formação acadêmica e, também, a produção científica do pesquisado. Acesse nosso currículo a partir do link. Você será direcionado para uma página de controle. Deverá digitar o “código de segurança” (letras apresentadas) e, após, será exibido o documento em questão. Fique à vontade para fazer suas críticas por e-mail ou comentários no Portal JoviBarboza.Com. 

 6-  PERFIL GOOGLE         O Google proporciona uma forma de divulgação de ideias e trabalhos a partir de um “perfil” criado, que funciona como um BLOG. Nossa intenção com este perfil é o entretenimento. Vamos procurar manter comentários sobre as músicas e os vídeos musicais, além das “dicas” sobre as aulas que faremos veicular pelos Canais apropriados do YouTube. Frequente assiduamente! 

 7-  LINKED-IN                  O LinkedIn é uma rede social que se assemelha ao Facebook, mas, tem um cunho bastante professional,isto é, destina-se mais ao encaminhamento de propostas de trabalho, apresentação de perfis de candidatos a posições abertas em empresas. De qualquer forma, qualquer profissional que se preze deve se inscrever.

 8-  TWITTER                  O Twitter já é uma rede consagrada. Portanto, seguindo algumas pessoas importantes e sendo seguido por outras, de vez em quando estamos lá “twittando”, o que significa não deixar de participar de um círculo social tão importante como é na atualidade o TWITTER. 

 9- FACEBOOK          Esta rede social é uma das que mais cresceu no mundo globalizado. E o Brasil é o país líder em número de membros da rede FACEBOOK. Assim, estamos com duas páginas principais no FACE, ambas com o mesmo endereço, diferenciando-se, apenas, pelo “login”, no momento de acesso para manutenção; e para o visitante, quando do acesso por direcionamento do “login” ou por comandos de visitação. De qualquer forma, na medida do possível, uma das páginas se direcionam mais para o lado profissional (jurídico, acadêmico, produção científica etc.) e a outra se direcionando mais para o lado artístico. Apesar disto, a “fan-page” da AMACUCI – Associação Maringaense dos Amigos da Cultura e Cidadania, entidade que ainda encontra-se em fase de criação, encontra-se na primeira página do FACE e a página do “Artista”, direcionada à divulgação dos shows, performances e músicas, esta, sim, encontra-se pendurada na segunda página (mais artística). Isto não impede, porém, que a participação cidadã (comentários políticos, por exemplo), se dê a partir de qualquer uma das páginas.

10- MÚSICAS NO SOUNDCLOUD  O SoundCloud é um portal (nuvem) que permite o “upload” de músicas e outros áudios, até mesmo sem o propósito de vender CD ou música. Tenho utilizado o “Sound” porque é fácil dizer a um amigo: ouça a música pela “nuvem”, que é a tecnologia proporcionada pelo “SoundCloud”. Para acessar o ícone desta nuvem, que é o 10º, click no “link” logo após o ícone do FACEBOOK. Mas, se preferir, clique em músicas no menu horizontal superior e as músicas serão tocadas todas na sequência. Basta regular o som em volume adequado e curtir. É um convite: enquanto trabalha, ouça música. Basta minimizar a página e continuar seu trabalho. A música continua a tocar.

11-  MÚSICAS NO RECANTO DAS LETRAS  O Recanto das Letras é um Portal de Autores (poetas, compositores, escritores etc.). Você pode acessar ao página inicial do Portal e criar o seu próprio Site. No Recanto, você pode postar livros, apostilas, músicas, poesias, artigos, enfim qualquer produção desde que seja de sua autoria, pois, caso esteja publicando material de autoria de terceiros, o site exige que você comprove que tem direitos sobre a propriedade intelectual da obra publicada. Optei, também, por inserir as músicas no Portal do Recanto das Letras pela facilidade e porque é um ambiente em que as pessoas já estão navegando por lá à procura de coisas novas, obras novas, de outros autores. Então, sugiro: visite o Recanto e veja que você pode fazer algo diferente e visitar outros.

12-  VARIEDA O maior canal de vídeos da Internet chama-se “YouTube”. Não é possível pensar em trabalhar com vídeosna Rede Mundial de Computadores (www – world wide web) sem pensar no YouTube. Então, não pude ficar de fora. Inicialmente, criei dois canais de vídeos musicais: um para os meus vídeos, com minhas performances particulares ou em parceria com alguém. Outro canal em que coloco os vídeos de meus amigos, meus parceiros, em suas performances. Agora, com a abertura do Portal Jovi Barboza (jovibarboza.com), a intenção é criar mais canais de vídeos no YouTube, no total de 10 (dez). Serão quatro canais musicais (1.-Variedades II; 2.-Gospel; 3.-Jovis’s Performance; e 4.-Jovi Barboza&Friends) e seis canais de “aulas” (5.-Matemática Financeira; 6.-Direito Tributário; 7.-Perícia Contábil; 8.-Arbitragem; 9.-Introdução à Contabilidade; e 10.-A Roda da Vida). Visite as páginas pelo ícone ou link “vídeo-aulas” e confira os temas. Caso se interesse, venha me visitar regularmente. Ficarei feliz receber suas críticas e sugestões, de forma a podermos evoluir em diversos campos do conhecimento.DES II - CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE

13-  JOVI BARBOZA & FRIENDS    Este é, por enquanto o segundo Canal Musical, em que podemos encontrar os amigos Erasmo Lima, Ednaldo Camargo, Najara Nogueira, Marcia Mara, Andressa Martins, Anízio Santos,Coral Cocamar e Grupo de Canto Belas Artes, todos em lindas performances. Sempre que eu tiver acesso a qualquer vídeo desses meus amigos, com certeza os postarei aqui para que você possa visitar e curtir. 

14-  JOVI BARBOZA SHOW   Em Dezembro de 2007, foi realizado no palcodo Teatro Marista,em Maringá-PR, o primeiro JoviBarbozaShow, denominado “Show Variedades – Jovi Barboza e Convidados”. O Show contou com a participação de Monique EllenCoral CocamarCristina Calixto e Renato & Graciano. O show foi realizado como evento beneficente e toda a renda foi destinada ao Albergue Santa Luiza de Marilac. Durante o Show, foi gravado “ao vivo”, o primeiro DVD, também denominado “Variedades – Jovi Barboza e Convidados”.
Em Agosto de 2014, também com o cunho beneficente, agora em benefício das obras assistenciais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sob aautorização do Padre Paulo Felipe. O evento oportunizou o lançamento do Segundo CD, denominado “Festa Sertaneja” e, também, a gravação do Segundo DVD, que leva o nome do Show: “Show Variedades II – JoviBarboza&Friends”, contando com a participação do Coral Cocamar, do Grupo de Canto Belas Artes, além dos artistas Anízio Santos, Márcia Mara, Andressa Martins e Najara Nogueira, de Maringá; Ednaldo Camargo e Elvis Abba, de São Paulo; e Erasmo Lima, de Recife. Visite a página e confira as fotos, faça download, se desejar, comente, enfim, participe do Show.

15-  MÚSICAS NO CDBABY   Internet proporciona diversas alternativas de comunicação. No caso de músicas, além de demonstrar o trabalho, pode-se tentar vende-lo. É o caso do site “CDBaby”, que possibilita a venda de um álbum completo, ou mesmo de uma música individualmente. O objetivo aqui é um pouco diferente do SoundCoud, pois não se trata de uma “nuvem” musical, mas, um site comunidade de artistas que expõem seus trabalhos com o objetivo de comercialização e expansão.

16-   MYSPACE  Apesar de ser um dos primeiros sites de comunidades, o MySpace não se tornou uma comunidade viral como é o caso do FACEBOOK. Mas, como está lá e não foi, ainda, removido, vamos utilizá-lo de alguma forma para algumas informações ou arquivos que não seja interessante trabalhar nos outros sites. Por isto, sugiro que , de vezem quando, façam uma visitinha ao “myspace”. 

17- JUSNAVIGANDI  Quem trabalha na área jurídica já conhece o JusNavigandiAqui, vamos trocar ideias com quem gosta de peças jurídicas (petições, sentenças, contratos e artigos jurídicos), estabelecendo um Fórum apropriado para troca de ideias e construção de um conhecimento jurídico apropriado à atuação no meio forense, ou mesmo para colaborar em desenvolvimentos de trabalhos científicos como TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos ou TFG (Trabalho Final de Graduação), independentemente do nível (Graduação ou Pós-Graduação). Portanto, se você é da área, visite sempre. Se não é, visite também, para que possa ter uma ideia de como os Advogados atuam e debatem alguns assuntos de ordem nacional, como, por exemplo, Direito Tributário, Direito do Consumidor etc. 

18- BLOG DO JOVI   A exemplo do Blog WordPress (www.jovibarboza.wordpress.com), o Blog do Jovi está, também, no “BlogSpot”. Foi a primeira experiência, que, por falta de tempo, acabou por ser deixado de lado por algum tempo, mas, retorna agora, praticamente semelhante ao outro Blog, pois, a intenção aqui é estar presente no cenário nacional, no tocante às principais discussões que afetam a sociedade, como questões políticas, técnicas (em alguns campos) e artísticas. 

19- APOSTILAS NO   Como já comentado alhures, o Portal do Recanto das Letras proporciona a divulgação de material científico, entre outros. Assim, tenho colocado à disposição dos alunos algumas Apostilas através do Portal. Com este link, você vai direto à página das Apostilas e pode até fazer o “download”, se quiser. Aproveite para dar uma olhadinha, porque há vários assuntos apostilados, já que meu estilo de ensino é, sempre, apostilar a matéria.RECANTO DAS LETRAS 

20- EDITORA PROJUS   A PROJUS – Instituto de ensino Complementar e de Extensão e Editora Ltda., agora se transformando em uma EIRELE, além da pretensão de oferecer Cursos nos mais diversos campos do conhecimento, agora disporá de uma nova atividade: a Câmara Arbitral, que será aberta tanto para a realização de procedimentos arbitrais, como, também, para realização de Cursos Preparatórios, para conhecimento da Lei de Arbitragem e da sua relação com o Novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015). Visite a página sempre e mantenha-se informado das novidades acerca da Arbitragem, Mediação e Conciliação.

21- AMACUCI    Durante o ano de 2013, participei do Governo Municipal de Maringá, exercendo o cargo de Secretário Municipal de Cultura. Além de enxergar algumas possibilidades de trabalho na área cultural, fui, também, “mordido” pelo desejo de trabalhar pela Cultura e pela Cidadania. Assim, nasceu a ideia de lançar a AMACUCI – Associação Maringaense dos Amigos da Cultura e da Cidadania. Queremos ver se há disposição das pessoas de ajudarem e participarem neste sentido. Assim que devidamente formada a Associação, nos termos da Lei, será contratado um domínio para se trabalhar a divulgação da existência e desenvolvimento da Associação. Assim, enquanto não disponibilizado o domínio próprio (provável amacuci.org.br), vamos utilizar a página do FACEBOOK, cujo link possibilita participar deste início do que esperamos seja uma grande Associação no futuro. Portanto, visite, participe, principalmente, você que é de Maringá e Região, demonstrando interesse e proporcionando maior motivação na continuidade deste projeto.Associação Maringaense dos Amigos da Cultura e Cidadania

22- SOUNDCLICK   Semelhante ao portal “CDBaby”, o “SoundClick” possibilita a divulgação do trabalho artísticos em comunidades de fora do país. Ainda estou aprendendo a lidar com o portal. Mas, vamos lá. Nossa disposição é utilizar todos os meios possíveis para divulgar o trabalho e incentivar as pessoas a fazerem o mesmo.

 

AS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

 

O Projeto “JoviBarboza.Com” é uma produção ousada da imaginação de quem pretende assegurar uma passagem por este mundo, mesmo sem grandes realizações, mas, com uma determinação de contribuir com a cultura e com a cidadania, tentando influenciar pessoas que não se conscientizem de que são capazes de realizar muitas coisas importantes, por pequenas que sejam.

O Projeto é ousado no sentido em que necessita de um esforço muito grande para a manutenção.

O tempo necessário para manutenção de todos os “sites” e “portais” é maior do que aquele disponível. Entretanto, com um pouco de boa vontade, certamente, muita coisa boa será feita. E, à medida que for se se desencadeando as novidades, o visitante poderá perceber claramente que a ideia e a intenção não se destinam à “autopromoção”, mas, sim, a uma forma de produção intelectual, que possa influenciar e até contribuir com aqueles mais ousados. E a produção intelectual é algo ao alcance de todos, principalmente, daqueles que leem bastante, assistem bons espetáculos, ouvem boa música, enfim, participam do mundo cultural e, como consequência, resolvem produzir também.

Vejamos alguns detalhes sobre o conteúdo:

 

1. COLEÇÕES NO “PORTAL GOOGLE+ DO ESCRITÓRIO”

 

O “Portal Google do Escritório” é destinado ao lado profissional relacionado com a Advocacia. Vamos falar coisas importantes aqui. Qualquer assunto de relevância ganhará um espaço neste Portal. O espaço leva o nome de Coleção. Este nome é dado pelo próprio Google. Entre essas Coleções, destacamos as seguintes:

 

a.) – Novo Código de Processo Civil

A Lei nº 13.105, sancionada em 16 de março de 2015, que será conhecida, por um bom, como "NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL", que entrou em vigor no dia 17 de março de 2016, trouxe bastante novidades. Isto significa uma grande necessidade de discussão dos principais temas emanados dessa grande alteração em nosso direito adjetivo. Àqueles interessados em interpretações legais (hermenêutica), destinaremos esta coleção denominada Novo Código de Processo Civil;

 

b.) – Direito do Consumidor

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor é o conteúdo da Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Apesar de tanto tempo de vigência, ainda restam dúvidas e desconhecimento de alguns preceitos da lei, como, por exemplo, a prescrição e a decadência. Vamos, através de alguns textos curtos tentar levar esclarecimento julgados necessários à população alvo. Visitem sempre!

 

  • c.)– Fraudes Contra Credores

Este é um tema interessante para quem pretende se instalar como empresário, pois, elucida temas como validade e eficácia dos atos jurídicos, além da prescrição, que é um instituto importante para se aferir a continuidade do direito ao longo do tempo. Tentaremos fazer uma atualização do tema sempre que possível.

 

d.)– Direito Empresarial

O art. 966, do Código Civil, introduziu em nosso país a figura do Empresário. Esse é um novo conceito, em relação ao que existia anteriormente pelo Código Comercial, que se denominava Comerciante. Assim, nasceu, também, o DIREITO DE EMPRESA, que faz parte do Direito Empresarial. Vamos tentar criar algumas aulas importantes, para quem estuda e para quem exerce o Direito de Empresa.

 

e.)– Direito Tributário

Nosso país tem uma das Cargas Tributárias mais elevadas do Planeta. E o pior de tudo é que o dinheiro arrecadado através dos impostos não é aplicado corretamente, ao menos no que se refere à expectativa da população, que espera benefícios do Estado, através da aplicação do dinheiro dos impostos. A maioria das pessoas, então, entendem que deveríamos pleitear o fim dos impostos. O estudo do Direito Tributário se faz, assim, extremamente necessário para quem precisa ou quer, por algum motivo entender essa sistemática de arrecadação e aplicação do dinheiro público.

 

f.) – Direito Arbitral

O novo Código de Processo Civil, além de outras novidades, como, por exemplo, a possibilidade de mediação para solução dos conflitos, evitando o trâmite prolongado do processo judicial, enfatiza e incentiva o uso da Arbitragem, para solução de Conflitos. Nós entendemos que com o advento da Lei n. 9.307/96, que instituiu a Arbitragem, nasceu um novo ramo do Direito, que podemos denominar Direito Arbitral.Vamos tentar, então, esclarecer o Instituto da Arbitragem, através de algumas informações importantes, com aulas curtas e linguagem prática. Esperamos por você.

 

  • g.)– Meandros Forenses

Todo Jurista tem o dever de denunciar abusos e omissões de operadores do direito que, por qualquer motivo, possa prejudicar o usuário do direito. Vamos prestar serviço de utilidade pública, com denúncias e curiosidades que não estão nos Livros.

 

2. JOVI BARBOZA SHOW

 

Este é o conjunto de “sites” e “canais” que se destina à parte musical do projeto. O interesse pela música é algo comum a todo mundo. Nem todos, entretanto, se atrevem a cantar e/ou a compor. Por isto, muita gente valoriza este lado das pessoas que, sem qualquer projeção no mundo artístico (SuperStars) proporcionam alguma produção musical, seja cantando, tocando, compondo, ou se apresentando em público, através de shows, festas e aparições na TV. Contanto a história de 2 CDs (“Em Busca do Amor” e “Festa Sertaneja”) e 2 DVDs (“Variedades I-Jovi Barboza e Convidados Especiais” e “Variedades II-Jovi Barboza&Friends”), o conjunto de “sites” e “portais”, contam a história de bons relacionamentos entre amigos que pertencem ao mesmo mundo cultural. Fazem parte desta área, os seguintes “sites”:

 

a.)–Variedades II – Canal de Vídeos no Youtube

O Show Variedades II (“Jovi Barboza&Friends”) está comentado no item 12 (Canal de Vídeos do YouTube) do tópico AS PÁGINAS QUE COMPÕEM O PROJETO, além de contar com um “site” dedicado, conforme indicado no item 12, do mesmo tópico retro referido.

 

b.)– Jovi Barboza&Friends

Como uma variação do Show Variedade, que fez gerar o Canal de Vídeos do YouTube, nasceu o Canal II, que intitulamos “Jovi Barboza&Friends, pois todos os parceiros e amigos que compartilharam momentos importantes em apresentações musicais, quando gravados, estão aqui apresentados, neste canal do Youtube.

 

c.– Músicas no Recanto das Letras

O Portal Recanto das Letras é um “site” que proporciona ao usuário expandir suas publicações como músicas, e-books, poesias, letras de músicas etc. Assim, aproveitamos este “site” para publicar todas as músicas contempladas nos dois CDs (“Em busca do amor” e “Festa sertaneja”).

 

  • d.)– Músicas no CDBaby

Utilizamos, também, o Portal do CDBaby para divulgação das músicas dos dois CDs.

 

  • e.)– Músicas no SoundCloud

Da mesma forma, utilizamos, também, o Portal do SaoundCloud para publicação das músicas dos dois CDs.

 

  • f.)– Músicas no SoundClick

Com o mesmo propósito, fizemos uso do Portal do “SoundClick”, para publicar as músicas.

 

3. VÍDEOS MUSICAIS

 

A ideia é desenvolver quatro canais musicais, visando apresentar diversos vídeos, com os diversos estilos de músicas apreciados e apresentados no repertório. Os canais serão assim distribuídos:

 

  • a.)– Variedades II- Canal de Vídeos no Youtube

O Show Variedades II (“Jovi Barboza&Friends”) está comentado no item 12 (Canal de Vídeos do YouTube) do tópico AS PÁGINAS QUE COMPÕEM O PROJETO, além de contar com um “site” dedicado, conforme indicado no item 12, do mesmo tópico retro referido. O Canal já contém diversos vídeos gravados a partir do Show Variedades (I e II).

 

  • b.) Gospel– Cantos Litúrgicos& Líricos

Este canal será destinado à postagem de vídeos contendo músicas religiosas, sejam elas autorais ou não, pois o objetivo não é lucrativo, isto é, não será pretendida a monetização do Canal, mas, sim, a divulgação da boa música aplicada à Liturgia, ou seja, trata-se de um Canal com músicas para Deus e para aqueles que o amam, assim como a Jesus Cristo (nosso Irmão Maior, o próprio Deus!).

 

c.) – Jovis’s Performance – Pop & General Songs

Faremos uso do Canal para performances diversas, com músicas diversas, de diversos rítimos, desde o forró até o rock´nroll, ou seja, desde Erasmo de Lima até Elton John.

 

d.) – Jovi Barboza&Friends

Através deste Canal, vamos viver as parcerias. Já temos alguns vídeos, como Ednaldo Camargo, Elvis Abba, Erasmo de Lima, Vanessa Camargo, Márcia Mara, Anízio Santos, Grupo Belas Artes e Coral Cocamar.

 

4. VÍDEOS DIVERSOS

  • a.)– Vídeos Diversos

Este canal será destinado aos vídeos que não se enquadram nas outras categorias (musical Variedades II, Gospel,   Performance e Friends). Serão depositados neste canal os vídeos de entrevistas, programas de rádio, programas de televisão, palestras, chamadas de cursos e outros que, eventualmente, tenha peso, importância ou significado para a Carreira ou formação profissional.

5. VÍDEOS AULAS

 

Como os Canais YouTube proporcionam a oportunidade de se falar sobre qualquer assunto, desde que não sejam contrários à lei e aos bons costumes, a intensão aqui é criar diversos canais instrutivos, demonstrando uma possibilidade de lecionar pela Internet.

a.) – MatemáticaFinanceira

Vamos conhecer uma forma diferente e muito mais fácil de aprender Matemática Financeira. Vamos utilizar os conceitos da Calculadora HP-12C e algumas técnicas de aprendizagem, como , por exemplo, a utilização do FATOR, que dispensa o uso de fórmulas em todas as operações, reservando-as para algumas, apenas, em que realmente sejam indispensáveis.

 

b.) – DireitoTributário

O Direito Tributário é uma disciplina necessária e obrigatória para o Curso de Direito. Mas, é, também, aplicável a diversos outros Cursos Universitários, como Administração e Contabilidade. As aulas aqui vão mostrar como a Carga Tributária influencia a Economia como um totó e, também, como é necessário haver um sistema arrecadatório através dos tributos para que o Estado possa se organizar e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

 

c.) – PeríciaContábil

Ninguém se torna um Perito hábil e competente assistindo poucas aulas pela Internet. Porém, uma atenção ao Canal poderá despertar o interesse pela área que anda tão necessitada de grandes profissionais pelo Brasil afora. O Perito Contábil é requisito em diversas soluções de conflitos judiciais e até extrajudiciais. Desde a liquidação de uma apólice de seguros até a averiguação de prejuízos em uma inundação de uma loja comercial, como, também, na partilha de bens entre sócios que desfazem uma empresa. O Canal pretende apresentar aulas práticas e teóricas, leves, claras e, obviamente, tentadoras para aqueles que pretendem se aventurar pelo mundo jurídico-contábil.

 

d.)Arbitragem

A Lei n. 9.307/96 trouxe à baila o Instituto da Arbitragem, de uma forma diferente daquela que existia anteriormente (pelos revogados artigos 1.072 a 1.102, do Código de Processo Civil de 1973). É que, agora, esse instituto, que significa uma forma de julgamento de uma causa que envolva direitos patrimoniais disponíveis entre pessoas capazes de contratar, não tem necessidade de homologação por Juiz Togado e, também, não admite recurso. Ou seja, a decisão de um Árbitro é definitiva, não há recursos, enquanto a decisão de um juiz pode ser atacada pelo Recurso de Apelação. Neste diapasão, a decisão de um árbitro se torna mais importante do que a de um juiz. Porém, condições especiais são imprescindíveis para a validade da Arbitragem. É o que será objeto do Canal. Se você se interessa por este tipo de assunto, vai se apaixonar.

  • e.)– Introdução à Contabilidade

Algumas pessoas acham a Contabilidade uma grande dificuldade. Entender os “débitos” e “créditos” não é tarefa fácil. Mas, além desses fatores, há uma infinidade de conceitos e técnicas que tornam a Contabilidade “difícil” para alguns e “fascinante” para outros. Fica o convite para você saber a qual grupo pertence. Venha sempre visitar o Canal e, se puder, ou quiser, aprenda Contabilidade.

f.) – ARoda da Vida

 

Vamos abordar o Livro A RODA DA VIDA, de Jovi Barboza (©1995, edição única). O Livro trata de Sete Áreas da Vida: Física, Mental, Espiritual, Social, Familiar, Financeira e Profissional. Cada área é composta por 6 tópicos essenciais. Por exemplo, na área Física, temos o sono, a saúde, a alimentação. O Canal vai demonstrar a influência de todos os tópicos de todas as áreas na nossa vida, afetando nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Visite sempre o Canal.

 

6. PRODUÇÃO CULTURAL – LIVROS, APOSTILAS, CDS E VÍDEOS

 

A nossa produção cultural se espalha por diversos estilos, entre os quais os livros, as apostilas, os CDs e os DVDs. Assim, estaremos através deste tópico, conforme a possibilidade do Portal divulgando os seguintes elementos de produção cultural:

 

a.)– Livros

Há um dito popular que o “homem” só se realiza quando tem um filho, planta uma árvore e escreve um livro.  Neste sentido, podemos nos encher de orgulho por poder apresentar uma prole de 5 filhos, ter plantado várias árvores ejá ter publicado 7 (sete) livros. Eis a produção:

 

  •              .  A RODA DA VIDA (sem ISBN, RCR, 1995)

Primeiro livro publicado. Primeira e única edição, pela RCR Editora (São Paulo), no ano de 1995, lançado no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, Campus São Paulo. Trata de um instrumento de autoanálise e automotivação: A Roda da Vida, composta por Sete Áreas (Física, Mental, Espiritual, Social, Familiar, Financeira e Profissional). Ao analisar os Seis Tópicos de cada área, no tocante ao comportamento pessoal sobre o tema, a pessoa consegue vislumbrar algumas indicações de quais pontos de sua vida devem ser trabalhado para melhorar as possibilidades de sucesso pessoal e profissional. Atualmente em revisão, para relançamento.

 

  •              .  COMO FORMAR O PREÇO DE VENDA (ISBN 978-85-99087-01-0, Projus, 2005)

A primeira edição deste Livro, que foi escrito em parceria com Genival Ferreira (1952-2014), lançado pela primeira vez em Petrolina, em um evento denominado SEAMARCO – Seminário ..., com uma singela palestra acerca do formado abordado no livro acerca do Preço de Venda, com as considerações dos impostos, dos custos, da margem de contribuição e das despesas variáveis de venda. O livro aborda, ainda, como condições para administração e gerência de empresas através da Contabilidade, a administração de prazos médios, análise dos ciclos financeiro, econômico e operacional e o Ponto de Equilíbrio.

 

  •              .  DO PLANO DIRETOR (ISBN 978-85-99087-02-2, Projus, 2007)

Livro publicado em parceria com o amigo Wilson Quinteiro, como resultado de uma ampliação da monografia elaborada como requisito parcial para o Curso de Mestrado, pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. A obra aborda o Plano Diretor, que se trata de uma Lei Municipal, obrigatória para todos os municípios com população de mais de vinte mil habitantes, a qual regulamenta os arts. 182 e 183, da Constituição Federal.

 

  •              .  ARBITRAGEM NO BRASIL (ISBN 978-85-99087-03-9, Projus, 2009)

O instituto da Arbitragem é antigo, já que desde os primórdios da humanidade (5.500 anos antes de Cristo), mais precisamente com a Dinastia Ure, posteriormente, na Babilônia, conforme nos indica GeorgetteNacaratoNazo. Este livro, escrito em parceria com Malu de Lourdes Darienzo, além de abordar os aspectos históricos da Arbitragem e os conceitos da Lei de Arbitragem, Lei n. 9.307, de 23 de setembro de 1996, traz os principais aspectos procedimentais da arbitragem, que ganhou grande importância, com a revogação do antigo procedimento previsto no Código de  Processo Civil de 1973, pois afastou a necessidade de homologação da sentença arbitral perante o juízo estatal e, com isto, garantiu a jurisdição arbitral, tão em dúvida até então, e que veio a ser fortalecida a partir de março de 2016, com a vigência do Código de Processo Civil de 2015, que valorizou, ainda mais o instituto, garantindo mais poder de jurisdição ao ábrito (juiz arbitral).

 

  •              .  DANO MORAL. O PROBLEMA DO QUANTUM DEBEATURDO DANO MORAL (ISBN 978-85-36211-                   78-4, Juruá, 2006)

O Dano Moral sempre existiu como instituto jurídico. Porém, o reconhecimento positivado, da forma como se apresenta atualmente, aos olhos da Constituição Federal, do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e de outras leis esparsas, ainda não está definitivamente consumado, nos termos jurídicos forenses, isto é, quando se observa a conduta de alguns juízes que, a despeito de constatado abuso de autoridade ou de poderio econômico, contra vítimas de danos morais, proferem sentenças que fazem os autores dos danos comemorarem os lucros advindos dos atos praticados, já que as indenizações são ínfimas diante dos eventuais lucros obtidos com a conduta do agente. Portanto, o quantumdebeatur do Dano Moral é um elemento indefinido e com uma grande possibilidade de perdurar nesta condição por milênios, já que a cautela exagerada na cultura jurídica brasileira acaba protegendo aquele que causa o dano. O Livro, como resultado da dissertação de mestrado, demonstra três casos práticos, em que se constata que a jurisdição está mais voltada a proteger o patrimônio do que a vida.

 

  •              .  CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PARA LOJISTAS (ISBN ......?????)

Com o advento da Lei n. ........., que passou a exigir que o estabelecimento comercial passasse a colocar à disposição dos Consumidores (Clientes) um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, nasceu a ideia de se publicar um exemplar do Código, com comentários práticos, curtos, destinados a atender circunstâncias de momento entre lojista e clientes, durante uma eventual dúvida sobre seus direitos recíprocos.

 

  •              .  PERÍCIA CONTÁBIL (ISBN 978-85-45900-40-5, UniCesumar, 2015)

Já há muito tempo lecionando a disciplina de Perícia Contábil e Arbitragem para a Faculdade FCV (Maringá-PR) e tendo recebido o convite para realizar uma revisão total em um trabalho realizado pelo Professor Ademir Moribe (UEM-PR), para a UniCesumar, Programa de Pós-Graduação EAD, além do Livro, o trabalho se estende com as aulas acerca do tema, em vídeos que somente são acessíveis aos alunos matriculados no Programa de Ensino a Distância (EAD) – Pós Graduação da Instituição, circunstância também reservada para o Livro que leva o mesmo nome do Curso, que não tem edição impressa, mas, tão somente na versão digital.

 

  •              .  GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (ISBN 978-85-45900-92-4, UniCesumar,                       2015)

Assim como a Apostila de Contabilidade e Planejamento Tributário, disponível para download no site Recanto das Letras, este livro aborda as questões tributárias do país, mas, com uma profundidade mais acentuada, já que trata-se de um trabalho destinado ao aluno de Pós Graduação EAD. Mas, trata-se de uma obra ímpar, sem falsa modéstia, pois o conteúdo contempla diversos aspectos adicionais em relação aos tributários, tais como a Formação do Preço de Venda, o gerenciamento de prazos médios, o ponto de equilíbrio, que são fundamentais para as empresas do ponto de vista gerencial. Como ponto negativo, apesar de obra de autoria exclusiva (sem parceria), encontra-se no momento acessível apenas aos alunos matriculados na Instituição para os Programas de EAD Pós Graduação da Instituição referida, assim como as aulas gravadas em vídeo, no total de 20 (vinte), abordando todo o conteúdo elaborado.

 

  • b.)– Apostilas

Quando nos propomos a um bom ensinamento, isto é, trabalhar a formação do conhecimento de forma clara, evidente, consciente epromovente, é importante demonstrar que o Docente está, também, interessado na pesquisa. Partindo desse pressuposto, a maioria de nossas aulas são ministradas com o apoio de Apostilas. E a grande maioria de nossas Apostilas encontram-se depositadas no “site” do Recanto das Letras (item 4 do Projeto). Atualmente, temos as seguintes Apostilas publicadas:

  •              .  Contabilidade e Planejamento Tributário (Projus, 2016)

Apostila destinada aos Cursos de Ciências Contábeis e similares, versando sobre os principais pontos da Disciplina Contabilidade e Planejamento Tributário, ou, simplesmente Contabilidade Tributária, com abrangência dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, bem como alguns aspectos da formação do preço de venda, envolvendo a incidência dos principais impostos que pesam sobre as operações comerciais, industriais e de serviços, além de trabalhar aspectos fiscais diversos como o LALUR e as operações de contabilização oriunda da fusão, cisão e incorporação de empresas.

  •              .  Perícia Contábil e Arbitragem (Projus, 2016)

Apostila destinada ao aperfeiçoamento profissional, em Cursos de Extensão e Formação, Ciências Contábeis, Administração, Direito e similares, e também como base para Cursos de Pós-Graduação, versando sobre os principais pontos da Disciplina Perícia Contábil e Arbitragem, compreendendo a parte conceitual e alguns exercícios práticos, tanto da Perícia Contábil (Resolução CFC nº. 1.243/09) como, também, da Arbitragem, que é o instituto introduzido no ordenamento jurídico brasileiro pela Lei n° 9.307, de 23 de setembro de 1996.

  •              .  Tópicos Especiais em Contabilidade II (Projus, 2016)

Apostila destinada ao aperfeiçoamento profissional, em Cursos de Extensão e Formação em Ciências Contábeis, Administração e similares, e também como base para Cursos de Pós-Graduação, versando sobre os principais Tópicos Especiais em Contabilidade, tais como Fusão, Cisão e Incorporação de Empresas, Aspectos Atuariais, Equivalência Patrimonial e outros que agreguem conhecimento ao Curso de Ciências Contábeis, tais como a Ciência Atuarial e seus conceitos e, também, exercícios práticos da área.

  •              .  Tópicos Especiais em Contabilidade III (Projus, 2016)

Apostila destinada ao aperfeiçoamento profissional, em Cursos de Extensão e Formação em Ciências Contábeis, Administração e similares, e também como base para Cursos de Pós-Graduação, versando sobre os principais Tópicos Especiais em Contabilidade, tais como os atuais IFRS – International Financial Reporting Standards, que são contemplados pelos mais modernos Comitês de Pronunciamentos Contábeis – CFC – Conselho Federal de Contabilidade, bem como o entendimento sobre a organização do CPC, enquanto entidade e os CPCs (documentos) que edita, englobando, inclusive, uma análise pormenorizada sobre a importância de cada um dos membros da entidade, além de tópicos como planejamento estratégico, administração de prazos médios, análise do ciclo operacional e estudo da relação com os investidores, com abordagem sobre a importância da Accountability.

 

  •              .  Matemática Financeira (Projus, 2011 )

Apostila destinada ao Curso de Matemática Financeira, podendo ser aplicada tanto para os Cursos de Graduação, como de Extensão e de Pós-Graduação, dependendo do Instrutor, no tocante à profundidade da abordagem dos temas Juros Simples, Compostos e Anuidades, englobando, correção monetária, tabelas de amortização e taxas equivalentes em operações com descontos de duplicatas, índices econômico-financeiros e correção monetária.

  •              .  Escrita Fiscal (Projus, 2009)

Apostila destinada ao Curso de Escrita Fiscal, ministrado para introduzir o participante no ambiente tributário, com a visão da escrituração fiscal, seja ela, ainda física ou digital, como se constata na atual realidade com o surgimento do SPED, que compreende, além da Nota Fiscal Eletrônica, a Escrituração Fiscal Digital, o e-lalur, e todos os atributos da escrituração fiscal digital, com as operações realizadas através da Internet – Rede Mundial de Computadores.

  •              .  Fraude Contra Credores (Projus, 2009)

Apostila destinada a Curso de Especialização envolvendo Gestão de Empresas, ministrado para introduzir o participante no ambiente jurídico da Fraude Contra Credores, envolvendo estudo sobre diversos tópicos do Direito Civil e de Empresa, como Ato Jurídico, eficácia e validade do ato jurídico, prescrição e decadência pertinente à matéria, assim como aspectos jurídicos da Lei de Falências e Recuperação de Empresas.

 

  •              .  Como Formar o Preço de Venda (Projus, 2009)

A versão de apostila do Livro Como Formar o Preço de Venda tem amplitude para um Curso de Extensão, já que, além dos tópicos abordados no livro, traz, também, aspectos gerenciais de Custos diretos e indiretos, a separação entre custos e despesas, considerações sobre a correta apuração dos custos, considerando, inclusive, o rateio, com a adoção de diversos critérios, mas, mantendo as características principais de abordagens da administração de prazos médios, ciclos econômico, financeiro e operacional e, também, o Ponto de Equilíbrio.

 

  •              .  Curso de Direito Arbitral (Projus, 2011)

Apostila destinada aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito e MBA nas áreas empresarias, tais como Gestão de Empresas, Planejamento Empresarial e outros, com análise dos três institutos possíveis de ensejar a solução amigável ou consensual de conflitos, como alternativa ao Poder Judiciário: CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO e ARBITRAGEM, esta no âmbito da Lei nº. 9.307, de 23 de setembro de 1996, a qual recebe maior ênfase no estudo.

 

  •              .  Direito Empresarial - Parte I  (Projus, 2013)

O Direito Empresarial foi mantido nos meios acadêmicos como uma variante do Direito Civil (amplo) que engloba, agora, o Direito de Empresa, instituto jurídico que nasceu com o advento do Código Civil de 2002, com grande influência da doutrina de Alberto Asquini, que influenciou a edição do Código Civil Italiano, por volta de 1940, introduzindo um pensamento jurídico moderno no tocante à definição da empresa e do empresário, tão necessário a partir da revogação da Segunda Parte do Código Comercial peloCodex atual. A apostila aborda todos os institutos pertinentes ao Direito de Empresa (Código Civil – art. 966-1.179).

 

  •              .  Direito Empresarial - Parte II  (Projus, 2013)

A segunda parte do Direito Empresarial a que se refere este trabalho está relacionada aos títulos de crédito, que, a despeito da revogação da Segunda Parte do Código comercial, continuam vigendo, já que suas regras são estabelecidas por regramentos esparsos, como, por exemplo, a Lei do Cheque, a Nota Promissória, a Debênture e outros.

 

  •              .  Direito Tributário (Projus, 2011)

Apostila destinada aos Cursos de Graduação e Pós Graduação nas diversas áreas das Ciências Sociais: Direito, Contabilidade, Auditoria e Perícia e MBA em Gestão, entre outros, versando sobre os principais pontos da Disciplina “Direito Tributário”, compreendendo os Conceitos de Tributo e Suas Espécies, os princípios constitucionais do direito tributário e o Sistema Tributário Nacional, além de aspectos gerais do Direito Tributário, inclusive com menção de alguns atributos do Código Tributário Nacional e da Lei das Execuções Fiscais, contemplando, ainda, os institutos da decadência e prescrição.

 

  •              .  Direito Administrativo (Projus, 2010)

A apostila leva em consideração que o Estado, para atender aos seus fins, atua em 3 níveis: administrativo, legislativo e jurisdicional. Aborda fatores que demonstram que em qualquer deles o Direito Administrativo orienta a organização e funcionamento dos seus serviços, a administração de seus bens, a regência de seu pessoal e a formalização de seus atos de administração.

 

  •              .  Gestão Financeira (Projus, 2008)

Apostila preparada para Cursos de Extensão, abordando conteúdo destinado a resolver problemas do setor financeiro da empresa, como fluxo de caixa e capital de giro, mas, especialmente as causas desses fenômenos e instrumentos preventivos ou ferramentas de solução, como diagnóstico do ciclo operacional, viabilidade econômica da empresa, administração de prazos médios, margem de contribuição, fontes e aplicações de recursos e relação Lucro versus Fluxo de caixa.

 

  •              .  Noções e Princípios do Direito do Consumidor (Projus, 2007)

Trabalho de Pesquisa em Direito do Consumidor, para formação de Apostila para ser aplicada em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, versando sobre Noções e Princípios do Direito do Consumidor, além de institutos como decadência e prescrição.

 

  •              .  Responsabilidade Civil e Criminal Contador (Projus, 2010)

Apostila destinada ao Curso de Extensão sobre Ética e Disciplina da Profissão e Responsabilidade Civil e Criminal do Contador, sob a égide das Normas Brasileiras de Contabilidade, Lei das S/As e do Código Civil Brasileiro, enfocando os Princípios da Contabilidade e os CPCs – Comitês de Pronunciamentos Contábeis.

 

  •              .  Direito do Trabalho (Projus, 2011)

Apostila destinada aos Cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, versando sobre os principais pontos da Disciplina “Direito do Trabalho”, compreendendo os princípios e Conceitos do Tema, tais como Empregado e Empregador e a própria relação jurídica de trabalho.

 

c.) – CDs – Compactdisc

As músicas autorais, entre outras, são contempladas em dois Álbuns, os quais são denominados e compostos na forma a seguir (conteúdo):

 

  •       .  EM BUSCA DO AMOR
  1. Canção para Elena – Jovi Barboza
  2. Estou voltando – Erasmo de Lima
  3. Em busca do amor – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  4. Dona do meu coração – Ari & Jovi Barboza
  5. Quero me encontrar com Jesus – Jovi Barboza
  6. A chama da liberdade – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  7. Se te amo Deus – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  8. O regresso – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  9. Tema triste – Jovi Barboza
  10. Jesus – Erasmo de Lima
  11. Cristina – MOB, Jovi Barboza & Genival Ferreira
  12. Vou sonhar – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  13. O Menino – Jovi Barboza
  14. Estou com medo – Jovi Barboza & Genival Ferreira
  15. Obrigado por todo esse amo – Erasmo de Lima
  16. PoutPourri (forró) – Diversos autores
  •      .  FESTA SERTANEJA
  1. Você quis assim – Jovi Barboza
  2. Amor pra vida inteira – Jovi Barboza
  3. Festa sertaneja – Jovi Barboza
  4. Menina flor – Jovi Barboza
  5. Eucaristia – Jovi Barboza
  6. Engenheiro da Floresta – Jovi Barboza & Jorge Fregadolli
  7. Se a jiripoca já piou – Jovi Barboza
  8. Salvador do mundo – Jovi Barboza
  9. Você é meu par – Jovi Barboza
  10. Por esta razão eu consigo cantar – Jovi Barboza
  11. A força desse amor – Jovi Barboza
  12. O sonho – Jovi Barboza
  13. Vem viver comigo – Jovi Barboza
  14. Gità – Raul Seixas
  15. SkylinePigeon – Elton John

d.)– DVD – Digital vídeo disc

São dois DVDs (com um vídeoclip adicional em um DVD-Extra). O primeiro foi gravado ao vivo durante o primeiro Show Variedades, no palco do Teatro Marista, em Maringá – PR, em dezembro de 2007, denominado “Jovi Barboza e Convidados”. O Segundo foi gravado aso vivo durante o segundo Show Variedades, no palco do Teatro Kalil Haddad, em Maringá – PR, em agosto de 2014, denominado “Jovi Barboza&Friends”. Vejamos quem está nos dois DVDs (participações):

 

  •              .  JOVI BARBOZA & CONVIDADOS (Show Variedades – 2007)

Convidados:

* Coral Cocamar - Maringá

* Monique Elen - Maringá

* Cristina Calixto - Maringá

* Renato & Graciano - Maringá

 

  •              .  JOVI BARBOZA & FRIENDS (Show Variedades II – 2014)

Friends (convidados):

* Coral Cocamar - Maringá

* Grupo Belas Artes - Maringá

* Anízio Santos - Maringá

* Vanessa Martins - Maringá

* Najara Nogueira - Maringá

* Márcia Mara - Maringá

* Ednaldo Camargo – São Paulo

* Elvis Abba – São Paulo

* Erasmo de Lima - Recife

7. BLOGS E PORTAIS

 

Não é possível desenvolver um projeto desta envergadura sem se interessar por uma produção através de Blogs e outros “sites”. Assim, teremos a oportunidade de divulgar através do Portal “JoviBarboza.Com” os principais “sites” e “blogs” não relacionados com os itens anteriores. Estes “sites” já foram abordados no início do projeto. São eles:

  1. Advocacia Barboza
  2. – Portal Google do Escritório
  3. – Blog no WordPress
  4. – Recanto das Letras
  5. – Curriculum Lattes
  6. – Perfil Google
  7. – LinkedIn
  8. – Twitter
  9. – Facebook
  10. – Jusnavigangi
  11. – Blog do Jovi
  12. – Editora Projus
  13. - Amacuci

 

  • 8. CONTATOS E ATENDIMENTOS “ON LINE”

Com um Portal elaborado com essas características, imaginamos ser impossível deixar de mencionar as formas de contato e, também, a possibilidade de atendimento “online”. Assim, pretendemos disponibilizar os já conhecidos formulários de atendimento para geração de mensagens, como também o canal de comunicação conhecido como “chat” para atendimento “online”. É preciso ressaltar que qualquer portal “site” da Internet tende, necessariamente, a ser dinâmico, necessitando constantes atualizações e modificações, ou mesmo incremento, no fito de sempre atender melhor o usuário ou visitante. A ideia principal é que não existe nada tão bom que não possa ser melhorado e, consequentemente, estaremos, sempre, tentando melhorar o projeto como um todo.

Bom divertimento, boas aulas, bom entretenimento e, se possível, bom estudo na visita de nossos sites e portais.

Abraços em todos e espero, sempre, suas visitas.

Jovi Barboza